alcatel-smartbook-00004-1

A Alcatel mostrou na MWC 2014 um protótipo de um SmartBook, que apesar do seu nome, não é tão “smart” assim. O modelo, que lembra muito o MacBook Air em seu design, é na verdade uma carcaça com teclado e tela de 11 polegadas, que se vale da tecnologia Miracast para transmitir o sinal de vídeo do smartphone para a tela do notebook.

O dispositivo não utiliza emparelhamento NFC para tal tarefa. Tanto o smartphone quanto o SmartBook se comunicam através da tecnologia Hotknot, da própria Alcatel, que é mais barato. Ao usar o contato capacitivo com a tela do smartphone, é possível a conexão de dispositivos sem NFC com o portátil.

Segundo o Engadget, foram necessárias várias tentativas para que os dois dispositivos se associassem, com um considerável atraso no deslizar do cursor usando o touchpad. Porém, a Alcatel afirma que está trabalhando na solução desses problemas, e que mais adiante vai inclusive permitir usar a tela do smartphone e do notebook de forma simultânea.

alcatel-smartbook-00005-1

O Alcatel SmartBook é fabricado em alumínio, e possui uma tela IPS Full HD brilhante e com qualidade bem aceitável. O portátil possui uma bateria de 5.000 a 6.000 mAh recarregável via porta microUSB. Não há leitor de cartões, armazenamento interno, ou algo do tipo. Todos os conteúdos – vídeos, apps, etc – são enviados do telefone para o portátil por stream.

O produto não tem preço definido, mas a própria Alcatel informa que, por conta dos materiais empregados e pela sua tela Full HD, o dispositivo não será tão econômico quanto os seus smartphones e tablets. Seu lançamento deve acontecer no quarto trimestre de 2014.

alcatel-smartbook-00001-1 alcatel-smartbook-00002-1 alcatel-smartbook-00003-1