O futuro da telefonia nos mercados emergentes não está nos smartphones com vários GHz de processador (infelizmente), mas em produtos que são simples, mas eficientes. Empresas como a ZTE e a OKWAP tem isso bem em mente, e estão apresentando o que será a próxima geração de telefones solares, com ótimas características e um preço bem acessível.

Um deles é o ZTE S316, um dispositivo simples, com tela colorida e lanterna. Também foi anunciado o carregador solar S101 com sua própria lanterna integrada, que pode ser utilizado para carregar alguns dispositivos não solares, e custa apenas 8 euros (se não custar menos).

O terceiro vem da OKWAP, da China. O GS109 (o da foto acima) custa apenas 29 euros, e é um telefone bem básico, contando com duplo slot para cartões SIM, carregador solar, câmera de vídeo, tela colorida, slot microSD, player de MP3 e Bluetooth. Nada mal para um telefone barato.

Os três aparelhos possui a tecnologia SunBoost de conversão de energia solar, que permite a carga da bateria em condições pouco favoráveis. A relação é de dois minutos de exposição à luz natural para cada um minuto de conversação. A Intivation, que é quem desenvolve a tecnologia SunBoost, está muito confiante nesta tecnologia. Tanto que o S316 e S101 chegam ao mercado em abril, enquanto que o GS109 chega já em março.

Fonte