A Telefónica Movistar acaba de apresentar na Mobile World Congress 2010 seu novo dispositivo de armazenamento em rede, o 3GBox.

Este modem USB 3G está ainda em fase de protótipo, e oferece ao usuário a possibilidade de guardar em Cloud Computing até 1 TB de informações, de modo que te promete uma segurança maior para todos os seus dados.

Como você pode ver nas imagens, sua aparência externa é a mesma de um pendrive (tanto que inclui 2 GB de capacidade em um cartão microSD), para que você possa guardar informações no suporte físico do produto, como uma memória cache. Além disso, você pode colocar um cartão SIM no aparelho, para fazer conexão HSDPA pela internet, para sincronizar a base de dados, apenas arrastando os arquivos para o 3GBox. Os arquivos vão para esta memória cache e depois sobem para a rede, quando tiver uma cobertura de internet disponível, podendo ser um upload agendado ou pausado a qualquer instante. Quando o WiFi estiver disponível, esta conexão será a preferencial, poupando então a conexão SIM. Na prática, segundo informa a Telefónica, todo o conteúdo pode ser acessado de modo muito simples, bastando o usuário se conectar à internet para ter o acesso aos arquivos.

Ele chegará ao mercado em breve, mas sem data anunciada. A princípio, sua compatibilidade é apenas com o Windows.

Fonte