spock-homer

Cheguei recentemente à duas conclusões: 1) estou cada vez mais próximo do mundo nerd. 2) estou precisando de férias urgentemente.

Ultimamente, qualquer coisa que tem me unido à estas duas frases tem me chamado à atenção. E isso é muito estranho. Uma das coisas que me chamou à atenção hoje foi esta matéria da BBCBrasil.com, que fala de um estudo onde existem duas alternativas de perfis quando as pessoas viajam de férias: o perfil capitão Spock, de Star Trek, e o perfil Homer Simpson, de Os Simpsons. Vamos analisar os dois com calma e imparcialidade. Veja bem, este foi um estudo feito por Glenn Lyons, da University of the West of England em Bristol (Inglaterra… puxa vida, os ingleses tem tanto tempo livre pra fazer estas pesquisas…).

Perfil Spock

O viajante Spock é o cara racional, detalhista, planejador, cdf e distante apenas 14 cm de ser um mala de férias. Ele quer saber de todos os detalhes e acontecimentos envolvidos nas suas férias para que ele tome a melhor decisão, para não se atrapalhar depois. O turista Spock navega pela internet toda buscando informações sobre a viagem, faz buscas de rotas no Google Maps, armazena PDAs e smartphones com pontos turísiticos, hotéis e roteiros para os passeios… tem suas vantagens, mas corre-se o sério risco de estragar as férias porque ele vai ficar, de forma neurótica, azucrinando a todos com seu esquema metódico e praticamente psicopata de planejamento de férias.

Perfil Homer Simpson

O viajante Homer Simpson torna a viagem muito mais simples, porém, com maiores índices de cagadas e besteiras. Para ele, tudo está bem se tudo funciona bem, e não se preocupa em aumentar a qualidade da diversão e das férias. Se conforma com congestionamentos, com ônibus quebrado no meio da estrada, com sogra roncando que nem uma Kombi no banco de trás e com os vizinhos do quarto ao lado fazendo barulhos escandalosos durante a transa às 3 horas da maanhã. Outra coisa: pra quê consultar um mapa? Vamos simplesmente seguir as placas à esmo e mais nada… se você já viu o filme “Férias Frustradas”, sabe muito bem que Clark Griswald e Homer Simpson são praticamente irmãos.

O ideal e que eu seja uma mistura dos dois. Se bem que, mesmo prometendo pra mim mesmo que eu iria deixar os acontecimentos seguirem seu curso nestas férias, não resisti à tentação de montar um roteiro de pontos preferidos que quero visitar no meu Palm. Meu lado Spock fala mais alto, mesmo querendo me manifestar como Homer Simpson…

…é, preciso de férias mesmo!

Fonte: BBCBrasil.com