Com o recente lançamento das APUs de nova geração da AMD com a microarquitetura Piledriver, os principais fabricantes já começam a mostrar os seus laptops baseados nessa plataforma, com modelos para todos os gostos. Por outro lado, o mercado de computadores dedicados aos games esperava pelo atrevimento de algum fabricante em implementar o Trinity diante da supremacia dos chips Ivy Bridge da Intel.

E o primeiro valente do mercado foi a MSI, que apresentou durante a Computex 2012 o seu laptop para games MSI GX60, um notebook que realmente impressiona, utilizando uma GPU AMD Radeon HD 7970M para oferecer o maior rendimento gráfico possível, trabalhando com a APU mais ambiciosa da série Trinity para portáteis, a AMD A10-4600M.

Com um grande leque de opções que integram processadores Intel, a empresa asiática apresentou um notebook da série GT, com tela de 15.6 polegadas Full HD, teclado com retroiluminação SteelSeries e alto-falantes Dynaudio, já visto nos modelos GT680 e GT780. Como já dito antes, o MSI GX60 é o primeiro de sua categoria a contar com uma APU Trinity, que vai trabalhar em conjunto com uma GPU com memória dedicada GDDR5, que é capaz de oferecer um desempenho semelhante a uma unidade Radeon HD 7870 de um desktop.

A MSI também utilizou o seu sistema Super RAID para dotar o produto de um rendimento especialmente notável para esse portátil, integrando duas unidades SSD SanDisk U100 de 64 GB, que conseguem (separadamente) alcançar taxas de transferência de 480/380 MB/s de leitura e gravação. Para o armazenamento, um disco rígido Western Digital de 500 GB está presente, e um adaptador de rede Killer NIC ajuda a reduzir a latência média de conexão, para uma melhor experiência de jogo online.

O MSI GX60 não tem preço oficial, nem data de lançamento confirmada. Porém, se a plataforma AMD Trinity cumprir com o prometido, devemos esperar um preço sensivelmente inferior em relação aos modelos com processador Intel Ivy Bridge, que já estão disponíveis com um preço inicial sugerido de 1.200 euros.

Via Gizmologia