firefox-os

Em um e-mail dirigido especialmente aos desenvolvedores, a Mozilla confirmou que vai abandonar o desenvolvimento do Firefox OS para smartphones a partir da versão 2.6 do sistema operacional.

O movimento confirma o pessimismo visto durante os últimos tempos em relação ao futuro da empresa na sua aventura no mercado móvel, e coloca um fim amargo ao que no fundo não surpreendeu a ninguém. Nada contra a variedade dos sistemas operacionais móveis, mas o Firefox OS nunca se destacou em nada, e jamais saiu da posição de software para geeks que a própria Mozilla o colocou.

Talvez com mais investimentos e recursos eles poderiam ter ido longe, mas levando em conta as dificuldades que até uma gigante como a Microsoft passa para se destacar no setor, podemos entender melhor o enorme desafio da Mozilla, e entender que talvez eles tomaram a melhor decisão.

A partir do dia 29 de março se suprimirão os aplicativos Android e a loja oficial do Firefox OS, mas eles seguem aceitando novos aplicativos para o segundo serviço até 2017. O Firefox OS em si segue vivo em outros dispositivos, mas abandona definitivamente o universo dos smartphones.

Via Mozilla