mozilla-smartphone-25-dolares

O CEO da Mozilla, Chris Beard, afirmou que em breve eles vão mudar a sua estratégia no mercado mobile, anunciando o fim do projeto do smartphone de US$ 25.

Segundo o executivo, a Mozilla detectou que o smartphone de baixo custo não gerou suficiente interesse, e a empresa vai centrar seus esforços em soluções que oferecem uma melhor experiência de usuário, deixando assim de se centrar exclusivamente nos custos do produto final.

O smartphone de US$ 25 da Mozilla foi apresentado na Mobile World Congress 2014, e aparecia como alternativa para os mercados emergentes, com um hardware modesto e a plataforma aberta Firefox OS. A iniciativa era promissora, mas ao que tudo indica, com baixo apelo comercial.

As declarações do CEO da Mozilla são curiosas, levando em conta que o Firefox OS sempre foi centrado nos dispositivos de entrada. Muitos alardeavam que a empresa precisava apostar no mercado top de linha, e a recente declaração pode indicar uma mudança de rumo para a plataforma em direção ao segmento de smartphones avançados.

Beard enviou um e-mail para os funcionários da Mozilla que deixa essa tendência de mudança ainda mais evidente, insinuando que eles podem trabalhar para oferecer um sistrema para smartphones suficientemente potentes, a ponto de se tornarem o primeiro dispositivo do usuário.

Além disso, Beard ressalta que aplicativos considerados essenciais terão a versão Android suportados pelo Firefox OS, sem permitir que todo e qualquer aplicativo do sistema do Google rode na sua plataforma.

Será que esse novo foco fará do Firefox OS um competente adversário no mercado de sistemas operacionais móveis? Só o tempo vai dizer.

Via CNET