ara1blogpost

A Motorola rebatizou o conceito de smartphones modulares que apareceu na web com o nome de Phonebloks, apresentando o Project Ara, que por sinal, conta com a ajuda do criador do Phoneblocks, Dave Hakkens, para o seu desenvolvimento.

O anúncio feito no blog oficial da Motorola chega a ser surpreendente e muito interessante. Eles revelam que todo o projeto passou por “um profundo trabalho técnico”, e que pretendem abrir o Project Ara para a comunidade e voluntários que querem melhorá-lo. A ideia é que aqueles que quiserem possam participar do projeto, de onde estiverem, dando suas ideias e sugestões em um perfil chamado “scouts”, criado pela própria Motorola.

A ideia aqui é emular o sistema dos apps: criar um ecossistema de módulos desenvolvidos por terceiros, reduzindo as barreiras de entrada, melhorando em tempo o ritmo da inovação com o poder da comunidade. Os participantes poderão sugerir módulos de partes importantes do smartphone, incluindo processador, tela, bateria adicional, sensores, entre outros. Qualquer componente que um colaborador puder imaginar poderá ser desenvolvido e inserido como item opcional.

ara3blogpost

Os planos da Motorola passam por lançar um Module Developer’s Kit (tal como acontece hoje com os SDKs do aplicativos) já paras próximos meses (final de 2013, começo de 2014), e os colaboradores mais ativos contarão com generosos descontos na compra do smartphone, ou podem até mesmo receber o produto sem custo adicional.

Não sabemos qual será o futuro desse conceito, mas é uma ideia muito interessante, que agora conta com um respaldo sólido, o que pode tornar o futuro desse conceito algo muito promissor.

ara2blogpost

 

Via Motorola Blog