Moto Z sem conector de fones de ouvido

O Moto Z, apresentado hoje (9) pela Lenovo/Motorola, é o primeiro smartphone a não mais contar com um conector específico para fones de ouvido de 3.5 mm.

Muito se especulou sobre o fim dos conectores de 3.5 mm. A marca que mais se prometeu que isso poderia acontecer foi a Apple, com o rumor que o seu próximo iPhone eliminaria tal conector para usar os fones conectados via Lightning.

Mas enquanto esperamos por mais novidades nesse sentido, nenhuma das grandes marcas se atreveu a eliminar um conector universal, que permite que qualquer fone encaixe em qualquer smartphone.  E depois de marcas menos conhecidas como a LeEco, que apresentou os primeiros smartphones sem conectores para fones de ouvido, a Motorola deu o passo com o seus novos modelos Moto Z, mas isso não foi mencionado durante a sua apresentação oficial.

Um smartphone sem conector para fones de ouvido. Muitos estavam imaginando que a Motorola venderá fones com conector USB Type C para fazer dinheiro com isso, mas não é tão simples. O que a Lenovo fez foi incluir na caixa do mesmo smartphone um adaptador USB–C ao conector de 3.5 milímetros para conectar qualquer fone de ouvido.

Tanto o Moto Z como o Moto Z Force não contarão com o conector, usando o mesmo tanto para carga como para áudio. Por não terem comentado isso na apresentação, não contamos com os motivos pelos quais o conector foi eliminado, ainda que por conta da baixa espessura do smartphone, podemos pensar que esse era um inconveniente que precisava ser eliminado.