MoleScope-01

Uma empresa chamada MetaOptima desenvolveu um aplicativo que, acompanhado de um acessório para dispositivos móveis, é capaz de ajudar no diagnóstico dos melanomas. O MoleScope monitoriza lesões da pele, através de um mini-microscópio que se ajusta ao smartphone.

O acessório pode tirar fotos de alta qualidade de áreas suspeitas ou verrugas, que são enviadas ao dermatologista de nossa escolha. O processo pode ajudar e muito na prevenção e tratamento dos melanomas, evitando longas esperas que os pacientes sofrem antes de serem atendidos.

MoleScope-02

A empresa iniciou um programa piloto hoje (22), com a colaboração de 10 centros médicos espalhados pelo planeta, onde os dermatólogos poderão se comunicar de forma mais direta com os pacientes de alto risco. Uma das empresas envolvidas no projeto indicava que ‘o melanoma é algo que tem que ser detectado o quanto antes possível, e a chave é que haja um médico nesse ciclo de detecção’.

No passado, haviam ferramentas para smartphones que ofereciam uma grande precisão na hora de ajudar no diagnóstico, mas a inclusão do mini-microscópio no MoleScope permite aumentar essa precisão. Não se trata de substituir o médico, mas sim reduzir o prazo entre a detecção e o tratamento da doença.

Dado que o aplicativo é mais uma ferramenta de consulta e comunicação com o especialista que uma solução de diagnóstico puro, é provável que ele não necessite da aprovação da FDA, o órgão que regula esse tipo de soluções e também os medicamentos nos Estados Unidos.

Via Popsci