650_1000_sonyaosp-1

Isso é bem raro de acontecer: uma grande fabricante como a Sony incentivar os desenvolvedores de ROMs personalizadas a criar soluções para seus dispositivos. Mas a Sony já faz isso a algum tempo.

Desde o final de 2012, quando a Google cedeu para a Sony o projeto AOSP, eles foram integrando aos poucos o projeto em alguns dos seus modelos, como foram no passado o caso do Xperia S ou Xperia Z. Mas a notícia dessa vez é que os modelos Xperia Z1, Z2 e M2 passam a fazer parte do projeto AOSP. Mais: a Sony decidiu unificar os seus kernels, para que o desenvolvimento das ROMs seja algo ainda mais eficiente.

Na realidade, a unificação dos kernels não afeta apenas aos três smartphones citados, mas também a todos os dispositivos da Sony com uma SoC Qualcomm MSM8974 (Snapdragon 800), permitindo a fabricação de uma única ROM que será compatível com todos os dispositivos. Porém, a ideia acaba esbarrando nos problemas de sempre: o controlador de algum componente não esteja liberado por seu fabricante, o que impediria o seu funcionamento com a nova ROM.

Em todo o caso, os modelos Xperia Z1, Z2 e M2 chegam ao clube AOSP, e essa é uma ótima notícia. A própria Sony conta no vídeo abaixo sobre essa novidade, onde é possível ver os três modelos rodando uma implementação do Android 4.4.4 com sua interface nativa e limpa.

Seria ótimo que outros fabricantes seguissem esse exemplo da Sony, não é?

 

Via Sony Developer World