O Mobuno é um carro autônomo que quer fazer tudo por você, inclusive estacionar o carro em qualquer lugar.

O veículo foi desenvolvido pelo estúdio alemão de design e arquitetura XOIO. Por enquanto, e apenas um conceito que aproveita os atuais projetos desenvolvidos em carros autônomos, mas dotado de funções baseadas nas necessidades dos moradores das grandes cidades.

O projeto conta com o apoio do Instituto de Mobilidade Urbana da Alemanha, que quer aperfeiçoá-lo para torná-lo realidade no futuro.

O Mobuno e um carro autônomo elétrico, que pode se comunicar com outros carros do mesmo estilo para estacionar em uma área pequena. Os veículos estariam unidos uns aos outros, ocupando o menor espaço possível (no local onde caberiam oito carros médios podem estacionar até 20 Mobunos).

 

 

Cada Mobuno transportaria até quatro passageiros, operando em um sistema de carros compartilhados via smartphone. Isso não impede que um motorista mais egoísta viaje sozinho.

O veículo contaria com rodas esféricas e poderia circular por qualquer tipo de superfície. Além de poder economizar espaço no estacionamento, o Mobuno pode se unir a até outros três carros para criar um veículo de maior capacidade, compartilhando recursos para viagens mais longas.

A ideia é que o Mobuno seja um carro de código aberto, onde desenvolvedores e fabricantes poderão adicionar recursos ao sistema operacional, ou novos designs e acabamentos.

Não há previsão para o veículo chegar ao mercado.

 

 

Via Mobuno