As conexões MHL oferecem saída HDMI e recarga de bateria através de uma porta microUSB, e ainda que a opção seja a melhor que podemos encontrar no momento no mercado, não deixa de apresentar pequenas limitações, como sua exclusiva conexão HDMI ou alguma outra incompatibilidade (no Galaxy S III não é compatível com os docks do seu predecessor).

Desse modo, a organização VESA está trabalhando para encontrar a solução desses problemas, e criou o que eles chamam de Mobility DisplayPort (MyDP), uma tecnologia que faz uso do padrão DisplayPort para transmitir através de uma porta microUSB sinais digitais para dar vida a telas com conexões HDMI, DisplayPort e até DVI e VGA, com o correspondente adaptador.

A largura de banda permitida será de 1 Mbps, para poder fazer uso de acessorios como teclados e trackpads integrados em um suposto lapdock, e quanto à transmissão de vídeos, o padrão poderia reproduzir vídeos a 1080p e 60 Hz sem nenhum tipo de compressão.

Com a ideia já plantada, o novo padrão pode chegar ao mercado no final do ano, com novos smartphones. Mas é bom ficarmos prevenidos, pois a demora pode levar mais tempo.

Via VESA