mixradio

Em dezembro de 2014, a Microsoft vendeu a MixRadio, serviço de streaming de músicas gratuito herdado da compra da divisão móvel da Nokia, que teve como novo dono a japonesa Line Corporation, que por sua vez levou o aplicativo para o Android e o iOS, mantando a estratégia até então utilizada pela Microsoft/Nokia.

O MixRadio oferecia milhões de músicas via streaming totalmente de graça, incluindo uma permissão para fazer downloads para o telefone, visando uma reprodução offline, confiando no modelo de negócio de faturamento via publicidade. Ao que tudo indica, esse formato não é rentável, e o Line anunciou o fechamento do MixRadio.

O serviço não durou praticamente um ano nas mãos dos japoneses. Ainda que a compra tenha sido anunciada em dezembro de 2015, foi apenas em maio de 2015 que a Line assumiu o pleno controle do serviço, fazendo o mesmo chegar ao Android e iOS. Porém, a expansão do MixRadio não apresentou os resultados esperados.

O fechamento do serviço vai se efetuar nas próximas semanas, e acontece motivado pelo fato da Line ter outras prioridades, vendo também que é difícil crescer dentro do negócio do streaming. De qualquer forma, o Line não vai abandonar completamente o segmento, já que conta com o Line Music, que por enquanto está disponível apenas no Japão e na Tailândia.

Via Line