A mostra do Prêmio Internacional de Fotografia – World Photography Awards Exhibition será apresentada pela primeira vez no Brasil, com abertura no aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro de 2011, às 19h, no MIS, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O evento contará com presença de Scott Gray, idealizador do prêmio e criador da WPO – World Photography Organisation. A mostra será composta pelas imagens vencedoras do Prêmio Internacional de Fotografia 2010, por fotos do programa Sudent Focus e da campanha da UNICEF – A Photo Pledge for Children’s Rights Award. 

 

Composta por fotos selecionadas por Angela Santos, assessora de projetos internacionais do MIS, a exposição irá combinar fotografias impressas e mídias digitais e também incluirá uma seleção de vencedores brasileiros dos prêmios internacionais de fotografia de 2008, 2009 e 2010, incluindo Guilherme Júnior, cujas fotos de torcedores do Flamengo receberam o prêmio de melhor campanha em 2010.

 

A Sony dá o nome ao prêmio por sua ampla experiência na criação de tecnologias voltadas ao mercado de câmeras digitais e na criação de produtos inovadores para fotógrafos amadores e profissionais, como as linhas Cyber-shot, Alpha e NEX. “Além de prezar pela inovação, temos uma grande preocupação com a formação dos conhecimentos e estímulo à criatividade dos nossos consumidores, pois podemos criar as tecnologias, mas são eles quem vão mostrar todo o poder dos nossos avanços na prática”, afirma Carlos Paschoal, gerente de Digital Image da Sony Brasil.

 

Além da mostra, a WPO, a Sony e o MIS realizam uma série de eventos, incluindo palestras e workshops voltados tanto para fotógrafos profissionais como para amadores, estudantes e interessados em geral. No dia 27 de janeiro, das 20h às 22h, acontece no Auditório MIS a palestra/entrevista No estúdio fotográfico / In the photographers studio, em que o fotógrafo e crítico Eder Chiodetto entrevista Bob Wolfenson, fotógrafo internacionalmente reconhecido, sobre seu trabalho, processo criativo e trajetória artística. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O segundo evento previsto acontece entre os dias 4 e 6 de fevereiro e é voltado para fotógrafos de todas as áreas. Trata-se do Projeto São Paulo retratos/ São Paulo portrait project, coordenado por David Graham, especialista britânico em retratos. “Uma cidade é feita de pessoas, não prédios”, afirma David Graham. “A intenção do workshop é produzir ótimos retratos que possam ser mostrados para o mundo e que expressem a personalidade única dos habitantes da cidade”, complementa.

 

Durante o final de semana, os participantes aprenderão a melhorar sua técnica de retratos e sairão pelas ruas da cidade para transformar seus conhecimentos em prática. Suas fotografias serão exibidas no MIS no dia 20 de março, como parte das atividades de finalização da mostra. Os três fotógrafos cujos trabalhos melhor representem a essência de São Paulo serão premiados com produtos da Sony. O primeiro colocado receberá uma câmera Alpha, modelo DSLR-A55L, lançamento da Sony no Brasil e ideal para quem precisa de fotos com qualidade e alta precisão, mas que também desejam filmar em AVCHD. O segundo colocado vai receber uma câmera NEX-3A, um outro lançamento que mescla as qualidades de uma câmera profissional com a praticidade da linha Cyber-shot, além de criar fotos em 3D. O terceiro colocado ganhará uma Cyber-shot DSC-WX1.

 

O primeiro colocado também poderá apresentar suas fotos em espaço especial no MIS, no dia 20 de março, e uma seleção de seu trabalho ainda será exibida em Londres, no Prêmio Internacional de Fotografia/ World Photography Festival, em abril. Estarão disponíveis 96 vagas para a atividade, com valor de R$ 50,00.

 

No mesmo final de semana acontece o workshop Como fazer fotos em estúdio/ iStock live photo shoot, organizado pela iStockphoto.  iStock é a fonte original da Web para fotos, ilustrações, vídeo, áudio e flash isentos de royalties, gerada por seus associados. A iStock já disponibilizou na web o trabalho de milhares de artistas desde seu surgimento, há mais de uma década, e agora também adicionou imagens editoriais à sua coleção, representando mais uma oportunidade para fotógrafos em ascensão.

 

A iStock apresenta no MIS um workshop composto por sessões de fotos em estúdio, abertas ao público e gratuitas. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre estoques de fotografias, usando o iStock como um canal de vendas de seu trabalho, bem como sobre dicas e truques de comercialização. Os participantes também realizarão uma sessão de fotos profissional, com modelos, iluminação e orientação artística, para desenvolver suas habilidades e receber feedback especializado.

 

Para os interessados em ampliar sua experiência, a iStock oferecerá a oportunidade de se registrarem para sessões privadas de fotos. Mais informações sobre inscrições e datas estarão disponíveis nos sites  http://www.mis-sp.org.br e http://www.worldphoto.org/festivals-events.

 

Aberto a todos que se interessam por fotografia, sejam eles profissionais, amadores ou estudantes, este novo festival anual, criado pela World Photography Organisation, já aconteceu em Xangai e São Francisco. Após São Paulo, o festival será realizado em Londres entre 26 e 30 de abril de 2011, coincidindo com a cerimônia do Prêmio Sony Internacional de Fotografia, quando os vencedores do programa de 2011 serão anunciados.

 

Datas:

 

25 de janeiro a 20 de março       Prêmio Internacional de Fotografia (exposição)

27 de janeiro                                    No estúdio fotográfico/ In the photographers studio

4 a 6 de fevereiro                           Projeto São Paulo retratos/ São Paulo portraits project

5 e 6 de fevereiro                           Como fazer fotos em estúdio/ iStock live photo shoot

 

Para mais informações sobre a programação, visite  www.worldphoto.org/festivals-events e www.mis-sp.org.br

via assessoria de imprensa