miitomo

A Nintendo perdeu muito tempo no mercado de games, sem saber se reinventar. Antes, dominava o mundo dos consoles. Hoje, com um fraco desempenho do Wii U, a empresa busca novas formas de aumentar seus lucros. Os avatares virtuais estão ajudando, e o seu único jogo na plataforma móvel, o Miitomo, já gera lucros com os seus quatro milhões de usuários ativos.

O jogo com aspiração social tem pouco tempo de mercado, mas já conta com quatro milhões de usuários ao redor do planeta que jogam e gastam dinheiro dentro do aplicativo. São números impressionantes para o seu crescimento: na última semana, o Miitomo teve 2.6 milhões de downloads nas duas plataformas disponíveis (iOS e Android), sendo mais popular entre os usuários do iPhone, em uma relação de 2 por 1 entre os dois sistemas.

Desses, mas de 350 mil usuários aderem ao Miitomo por dia, e deixam estatísticas que já conhecemos de outras redes sociais. Muitos deles só se conectam uma vez depois de instalado e abandonam o jogo. A média de acessos entre os que ficam é de duas a três conexões diárias, ficando em média oito minutos por conexão.

Mas o que interessa mesmo para a Nintendo é como eles gastam dinheiro no aplicativo. As receitas do Miitomo são estimadas em US$ 280 mil semanais, com 80% dessas receitas vindo de usuários do iOS.

O Miitomo ainda tem muito a crescer, e o seu sistema de jogo pode engajar muitos usuários de diversas idades, o que pode gerar milhões por mês para a Nintendo, que parece ter encontrado nos Miis uma ótima forma de obter lucros com um investimento muito baixo. Vamos acompanhar de perto essa jornada, que pode inspirar muitas empresas a finalmente darem o salto para as plataformas móveis. Tal como fez a Capcom e a Sony recentemente.

Pelo visto, os dispositivos móveis são o nicho da moda a ser explorado. Definitivamente.

Via Android Authority