inkphone-0000-1

A Onyx, fabricante chinesa que está presente na CeBIT 2014, apresentou o seu MIDIA InkPhone, um smartphone Android Gingerbread com tela de tinta eletrônica.

Seus criadores decidiram desenvolver um telefone realmente básico, com uma tela e-ink de 4.3 polegadas, e um hardware de dispositivo de entrada. Por outro lado, sua bateria de 1.800 mAh pode entregar uma autonomia de até duas semanas de uso. É claro que, em troca você vai ter que lidar com uma tela de tinta eletrônica lentíssima, e nem o mais paciente dos usuários podem pensar na hipótese de tentar rodar jogos com esse dispositivo.

O produto é pensado nos fãs da leitura, que poderão ler os seus livros em qualquer lugar, sem se preocupar com a autonomia de bateria, e ainda poderão ligar para amigos e familiares para comentar o que está lendo.

inkphone-0001-1

A Onyx possui a sua própria loja de livros virtuais na China, e o MIDIA InkPhone deve aumentar consideravelmente o interesse dos seus consumidores na prática. Vale a pena lembrar que, mesmo sem poder executar uma grande quantidade de aplicativos com a sua CPU Rockchip e sua baixa quantidade de RAM (não revelada), o usuário ainda tem a oportunidade de instalar alguns aplicativos, adicionando os arquivos APK nos seus 4 GB internos (expansíveis via cartão microSD de até 32 GB).

O telefone não possui acesso direto à Google Play, e a experiência de leitura é similar a qualquer e-reader competente do mercado, com a transições dos menus e telas de apps realmente lenta, ao ponto do usuário ter que esperar vários segundos pela atualização da tela. Mas isso pode melhorar, já que o produto apresentado no evento foi um protótipo.

Seja como for, o InkPhone é uma proposta tão peculiar quanto econômica. Seu preço sugerido é de apenas 140 euros, e por enquanto, sua comercialização direta está garantida apenas na Alemanha e Polônia. Porém, a Amazon.com promete distribuir o produto em escala mundial.

inkphone-0002-1 inkphone-0003-1 inkphone-0004-1 inkphone-0005-1 inkphone-0006-1 inkphone-0007-1 inkphone-0008-1