windows-xp-logo

O imortal. Ou o “sistema operacional The Walking Dead”. Quando todo mundo pensava que o suporte ao Windows XP havia finalmente chegado ao fim, lá vem a Microsoft chegando a um acordo com a Lenovo para seguir oferecendo o devido suporte ao sistema operacional na China.

O motivo para a decisão, mais uma vez, é algo bem simples: 200 milhões de usuários na China seguem utilizando o Windows XP, ou seja, 70% de todo o mercado local. É um número muito elevado, e levando em conta os custos de atualização para o Windows 7/8, mais os gastos do novo hardware compatível com as novas versões, é possível que apenas uma pequena porcentagem dos afetados atualizem a sua versão do sistema operacional da Microsoft.

Diante de tal cenário, a Microsoft não teve outra alternativa, a não ser chegar a um acordo com Lenovo, Tencent e outros fabricantes de PCs na China para seguir enviando proteções e reparações contra vírus para o Windows XP, até que os usuários locais possam atualizar o sistema em algum momento no futuro.

Não fica claro até quando isso vai acontecer, mas a empresa Qihoo 3600 garante que “seguirão oferecendo suporte ao Windows XP aos usuários chineses sempre e quando existirem usuários da versão na China”.

Já a Tencent informou ao site da Reuters que vão oferecer suporte ao XP de forma gratuita, com assistência técnica em modo 24 horas por dia para todos os seus usuários. Por outro lado, a Lenovo mantém uma certa cautela, e não se pronuncia sobre o assunto.

A pergunta que fica é: tal oferta de suporte vai se estender para outros países? Ou a China seria um caso isolado?

Via Reuters