windows-10-microsoft-port-apps-01

Os rumores se confirmaram. Com o início da BUILD 15, a Microsoft confirma que vai facilitar aos desenvolvedores o porte de aplicativos do iOS ou Android para o Windows 10. Com isso, a empresa resolve um dos maiores problemas do Windows Phone: a escassez de aplicativos.

O processo é focado exclusivamente nos desenvolvedores, que através dos IDEs de programação oferecidos pela Microsoft podem importar o código dos apps Android ou iOS para que eles possam ser compilados em um app universal do Windows 10. Ainda que a Microsoft tente fazer que o processo seja o mais automático possível, é provável que em alguns casos seja necessário retocar certas partes do código, para oferecer assim a experiência requerida.

Os usuários devem detectar poucas ou nenhuma mudança nas versões portadas no Windows 10 em relação às versões originais. Mas além de detalhes pontuais relacionados com o sistema (botões de menu, respostas da interface, etc), os serviços e funcionalidades deverão ser os mesmos. Resta saber se isso será efetivo na prática, algo que só vamos descobrir quando esse novo recurso do VisualStudio apresentar os seus primeiros resultados.

 

windows-10-microsoft-port-apps-02

A Microsoft acaba assim com a sua falta de aplicativos. A empresa só conta com 300 mil apps em sua loja virtual, contra 1.3 milhão e 1.2 milhão do Android e iOS, respectivamente. A diferença é enorme.

Ainda é cedo para saber se a estratégia vai funcionar ou não. Parece ser algo bem interessante para melhorar os seus números e atrair muitos usuários. Porém, teremos que esperar até o final do ano, que é quando essas novidades vai chegar ao mercado, para comprovar se funcionam junto ao consumidor.