nadella-cyanogen

Segundo o Wall Street Journal, a Microsoft está disposta a investir US$ 70 milhões na Cyanogen Inc, adquirindo uma pequena participação da empresa. Isso levanta a hipótese da gigante de Redmond em utilizar um fork do Android nos seus futuros smartphones.

O Nokia X foi um experimento da finada Nokia com a plataforma da Google, com a particularidade de substituir os serviços e aplicativos de Mountain View pelas soluções da Microsoft. A gigante de Redmond abandonou o projeto depois da compra da Nokia, mas esse movimento pode indicar um interesse renovado para um hipotético plano B.

Também não podemos descartar a possibilidade da Microsoft debilitar a própria Google e seu controle sobre o Android, uma vez que os planos da Cyanogen é lançar uma versão do Android independente daquela produzida pela gigante de Mountain View. De fato, a fonte da notícia informa que a Microsoft não seria a única a investir na startup, mas não revela a identidade de outras empresas interessadas na ROM modificada.

 

Faz algum sentido esse investimento?

cyanogenmod

Fato é que esse investimento soa contraditório, levando em conta que a Microsoft está preparando o lançamento do Windows 10, e que propostas como os aplicativos universais parecem deixar claro a ambiciosa proposta de convergência do seu novo sistema operacional.

Nenhuma das empresas comenta a informação, mas o CEO da Cyanogen afirmou na semana passada que sua empresa pretende ‘levar o Android além da Google’. A versão do Android que nasceu como uma ROM modificada – que milhões de usuários utilizam diariamente – acabou separando essa versão ‘comunitária’ da versão comercial do Android, integrada em dispositivos de fabricantes como OnePlus ou Micromax.

Resta saber então se haverá investimentos da Microsoft na Cyanogen, e se houver, se isso pode significar uma potencial aparição desse software nos dispositivos da empresa… ou se essa é apenas uma aposta econômica a favor de uma empresa que parece ter boas perspectivas de futuro.

Via WSJ