ie

A Microsoft vai encerrar o suporte técnico e as atualizações de segurança de algumas versões antigas do Internet Explorer a partir de 12 de janeiro de 2016.

Com isso, usuários do Windows Vista SP2 e Windows Server 2008 terão que instalar o IE 9, enquanto que usuários do Windows 7, 8, 8.1 e 10, e Windows Server 2008 R2 e 2012 R2 terão que utilizar o IE 11.

IE_2

Ainda que seja um movimento programado depois do fim do ciclo de vida para o software, a decisão pode também indicar a eliminação completa do Internet Explorer no futuro. O Windows 10 inclui o Microsoft Edge, navegador que recebe todas as atenções de desenvolvimento. O IE segue vivo por motivos de compatibilidade e suporte para alguns aplicativos empresariais, algo que deve ser resolvido com o passar do tempo.

O Edge conta com o novo motor de renderização, e interface minimalista, seguindo a tendência de seus concorrentes, como Chrome e Firefox. O salto de desempenho no Edge é notável, sendo este o navegador mais compatível com os padrões web da história da Microsoft, além de abandonar recursos como ActiveX e Browser Helper Objects, que serão descontinuados.

O Edge ainda precisa de desenvolvimento e novas funções, mas tudo indica que será o futuro da navegação web na Microsoft. Apesar de ser exclusivo do Windows 10, ele pode ser testado em outras versões. Talvez o seu grande impulso virá com uma versão nativa para as outras versões do Windows, especialmente para o Windows 7. Dependendo da cota de mercado, não é de se descartar essa possibilidade.

Via Microsoft