kinect-fusion-brain

O sistema de escaneamento de objetos em 3D Kinect Fusion foi apresentado no ano passado, mas até agora não havíamos visto uma aplicação prática desta tecnologia. Isso não quer dizer que o desenvolvimento do produto estava estagnado, muito pelo contrário. Ele evoluiu em grandes passos, enquanto que todos estavam ocupados com outros assuntos.

Durante o TechFest da Microsoft, realizado na semana passada, a divisão de pesquisa de Cambridge mostrou um protótipo de um sistema que vai permitir que cirurgiões examinem os órgãos e tumores no interior de um paciente, antes de começar a operação. Para a demonstração (que pode ser vista no vídeo abaixo), eles usaram um tablet com uma porta USB 3.0 conectado a um Kinect e o SDK para Windows do acessório de captura de movimento.

Por enquanto, ele ainda é um produto conceitual, com chances de jamais chegar ao mercado. De qualquer forma, um aparelho que funciona de uma forma similar não seria algo muito difícil de ser fabricado, além de permitir que os médicos planejem uma cirurgia, sem precisar analisar as imagens bidimensionais do paciente, ou utilizar tecnologias muito mais caras.

É evidente que o uso do Kinect Fusion pode ir muito além do que aquilo que vimos até agora, mas devemos lembrar que esta tecnologia ainda não está disponível para o grande público. De qualquer forma, a Microsoft anunciou que o software finalizado será integrado em uma versão do SDK do Kinect para Windows. Mal podemos esperar para ver o resultado do trabalho desses habilidosos desenvolvedores que aprenderam a utilizar o sistema.

 

 

Via Spectrum