Já era sabido quando que o Windows 8 estaria disponível para venda (em lojas físicas, via download ou com novos desktops e notebooks). Para completar o combo de lançamentos, agora se confirma a data em que o Microsoft Surface (versão ARM) chegará ao mercado: no mesmo dia que a nova versão do sistema operacional chegar às lojas.

A partir do dia 26 de outubro, será possível adquirir o Microsoft Surface for Windows RT. Acredito que sua disponibilidade inicial estará restrita ao mercado dos Estados Unidos, mas vale lembrar que a empresa de Redmond está inaugurando lojas em diferentes cidades, que certamente deverão distribuir os equipamentos e demais acessórios. O comunicado da empresa diz o seguinte:

“A próxima versão do nosso sistema operacional, Windows 8, estará disponível em 26 de outubro de 2012. Nesse momento, vamos começar a vender o Surface, além de uma série de dispositivos de hardware desenvolvidos e fabricados pela Microsoft”.

A versão do Surface com Windows 8 Pro estará disponível 90 dias depois do lançamento da versão a ARM, a partir de 26 de outubro. Algo interessante sobre a janela de intervalo para o lançamento das duas versões é que pode ser a intensão por parte da Microsoft de “dar uma chance” aos seus parceiros, tal como vem fazendo a Nokia no Windows Phone 8, de manter a exclusividade sobre outros fabricantes durante alguns meses. Vale lembrar que a Microsoft admite que eles vão competir com os seus sócios no mercado de tablets, mas da mesma forma, eles podem estar buscando um equilíbrio, para que esse bom relacionamento entre as partes não seja prejudicado.

Nada foi dito sobre o seu preço, mas baseado nos rumores recentes, podemos ter valores elevados para os tablets, que podem alcançar a exorbitante marca de US$ 1.000. Fato é que, no dia do seu lançamento, não veremos apenas o tablet nas prateleiras, mas também outros produtos similares, tal como portáteis (principalmente Ultrabooks), além dos novos acessórios, como mouses e teclados, que já vimos no TargetHD.

Via CNET