Todo mundo sabe como é complicado instalar uma impressora ou multifuncional de forma correta no Windwos, principalmente porque os controladores oferecidos muitas vezes não funcionam corretamente, ou porque introduzem um monte de lixo eletrônico no computador. Depois de muitas reclamações, a Microsoft decidiu mudar as coisas no Windows 8, com uma arquitetura de impressão completamente nova, que recebe o nome de v4.

O blog Building Windows 8 explica que, apesar da versão 3 (utilizada desde o Windows 2000 até o Windows 7) ainda ser funcional com o novo Windows, a quantidade de controladores necessários para uma instalação completa será bem menor do que a atual, mas oferecendo suporte para uma maior quantidade de dispositivos.

O curioso era saber que o Windows Vista necessitava de 768 MB de espaço livre em disco para usar as opções de impressão, enquanto que o Windows 8 só vai exigir 184 MB para a mesma missão. Nesse caso, a Microsoft explica que esse tipo de otimização é necessária especialmente para o Windows RT, uma vez que os processadores ARM transformam serviços desnecessários em ciclos de execução do sistema.

Segundo Adrian Lannin, chefe de programadores da equipe de impressão, o novo sistema “simplesmente funciona”. Bom, esperamos que assim o seja, uma vez que no passado, muitos de nós desperdiçamos valiosas horas de nossas vidas configurando servidores de impressão. Tarefa essa que era dificultada por causa dos ridículos problemas que implicava utilizar uma simples impressora.

Via MSDN.com