windows_10_smartphone

A disponibilidade do Windows 10 nos dispositivos móveis ainda é um tema delicado. Para quem está de olho na atualização, o intenso debate formado em torno das declarações confusas do site Lumia Conversations deve ter interessado, mesmo que de forma breve. Principalmente aquela que afirma que ‘a maioria dos smartphones Lumia receberão o Windows 10’, e que nem todos os dispositivos vão receber todas as características do sistema operacional.

A Microsoft nunca esclareceu completamente essa questão. Porém, Joe Belfiore, membro do alto executivo da Microsoft, utilizou o Twitter para informar que estão trabalhando para que até os modelos mais simples, com 512 MB de RAM, possam rodar o Windows 10. Incluindo o Lumia 520.

Segundo Joe, o ‘desejo’ da Microsoft é fazer com que o Windows 10 esteja disponível para esses dispositivos, mas as características exibidas poderiam variar de um modelo para outro. Isso é algo que eles deixaram muito claro desde o começo (incluindo o polêmico post do Lumia Conversations), porém o site The Verge manifesta o seu temor sobre o fato da Microsoft lançar uma espécie de ‘sub-versão’, como eles fizeram com o Windows Phone 7.8 na época do lançamento do Windows Phone 8.

Entende-se que a Microsoft não quer voltar a fazer os usuários passarem por isso, e trabalham para que a experiência do Windows 10 seja desfrutada (em maior ou menor medida) em todos os equipamentos de entrada, que é onde a Microsoft tem excelentes vendas.

A Microsoft está próxima de lançar o preview do Windows 10 para smartphones (é esperado para o final de fevereiro). Nas próximas semanas, veremos como esse e outros pontos sobre o sistema se esclarecem.

Via The VergeTwitter (Joe Belfiore)