microsoft-logo-2012

O governo dos Estados Unidos segue ocupando as manchetes dos blogs/sites de tecnologia. Dessa vez, ela figura ao lago da Microsoft. Segundo informa o ZDNet, a gigante de Redmond está criando um sistema operacional baseado na nuvem, totalmente personalizável, para uso nos computadores do governo norte-americano.

Ainda segundo o site, outros serviços como o Windows Azure ou o Windows Server já são utilizados hoje pela administração de Barack Obama, o que comprova a proximidade das duas instituições. O sistema operacional baseado na nuvem privada que a Microsoft estaria desenvolvendo poderia responder pelo nome de código “Fairfax”, e teria uma proposta muito parecida com aquela encontrada hoje em serviços como o Office 365, já que armazenaria dados (nesse caso, para o governo), no lugar de funcionar como um serviço multiusuário híbrido, ou seja, que além de poder ser um serviço de uso privado também aceitaria o formato de nuvem pública.

Segundo as fontes da ZDNet, caso essa nuvem privada se materialize em algum momento, parte do seu código se basearia naqueles que estão hoje presentes na tecnologia do Windows Azure, uma vez que esses são executados nos servidores físicos da Microsoft, e no caso do projeto para o governo norte-americano, eles estariam baseados nos servidores físicos da instituição pública.

Será uma questão de tempo para que os rumores sejam comprovados ou desmentidos, ainda mais quando se trata do governo dos Estados Unidos, onde todo e qualquer tipo de notícia é muito difícil de se esclarecer.

Via ZDnet