Microsoft-Windows-XP

O Windows XP é um sobrevivente, e muitas empresas se recusam a matá-lo. Então a Microsoft vai se encarregar em dar mais uma facada na versão mais bem sucedida do Windows. Mesmo com muita gente ainda utilizando versões do Windows anteriores ao Windows 8/8.1, a Microsoft pode parar de oferecer atualizações de segurança para o Windows XP depois de abri de 2014.

A primeira vez que a Microsoft falou nesse assunto foi em 2011, quando eles anunciaram que as atualizações de segurança não seriam mais enviadas para os computadores com o sistema Windows XP. Mas nessa semana, a empresa anunciou que também vai parar de enviar as atualizações do banco de dados de antivírus do Microsoft Security Essencials. Esse pacote de segurança é oferecido de forma gratuita pela Microsoft, oferecendo proteções de segurança contra vírus e malwares.

A microsoft também afirma que o fim dos updates de malwares para o Windows XP acontece no dia 8 de abril de 2014. É evidente que os usuários ainda podem utilizar alternativas de terceiros para manter o seu computador seguro, mas sem os patches de segurança para o Windows XP, o sistema ficará vulnerável aos ataques de novas ameaças virtuais desenvolvidas após o mês de abril de 2014.

Para complicar ainda mais a situação, os usuários do Windows XP que pensam em fazer a atualização para o Windows 8.1 terão que obrigatoriamente atualizar os seus computadores primeiro para o Windows 8, ou comprar uma licença completa para o Windows 8.1, e instalar o sistema em seu computador a partir do zero.

Ou seja, a brincadeira pode não sair barata, além de poder produzir grandes dores de cabeça para aqueles que deixaram para fazer o update na última hora.

Via ZDNet