Depois de iniciativas falidas, parcerias e novos lançamentos, parece um pouco absurdo pensar que a Microsoft vai lançar um smartphone próprio, ou como vem sendo divulgado em diferentes publicações, o seu próprio Windows Phone 8. É certo que eles acabaram de lançar os seus próprios tablets com Windows 8, mas a Microosft já experimentou o gosto amargo do fracasso no mundo da telefonia móvel. Ou você já se esqueceu do KIN One e KIN Two?

Os motivos da Microsoft ter falhado no mundo mobile são bem óbivos. Pra começar, eles lançaram o seu próprio hardware, em um tempo onde a ideia do sistema operacional móvel era tão ruim quanto a dos terminais. A iniciativa durou apenas seis semanas, e quando algum engenheiro se deu conta que o Windows Phone era uma ideia muito melhor, eles rapidamente sacaram que era mais inteligente procurar um fabricante com experiência em vendas de smartphones para atuar como parceira do projeto. A Nokia aceitou, e hoje, o Windows Phone é um pouco mais popular, sendo considerado em pouco tempo um dos melhores sistemas operacionais para smartphones.

Mas… você vai insistir na pergunta: por que diabos a Microsoft não lança o seu próprio smartphone com Windows Phone 8?

Simples: porque a Nokia existe!

Pelo menos a curto prazo, a Nokia vai atuar como principal parceira da Microsoft na empreitada de popularidade do Windows Phone. Ou pelo menos até que o Windows Phone seja para o smartphone o que o Windows 8 será para o PC. Durante o Windows Phone Summit, os representantes da Microsoft usaram um protótipo da Nokia para mostrar todos os benefícios do Windows Phone 8. E o sistema respondeu perfeitamente, o que revela que a Nokia já deve ter o seu Lumia com Windows Phone 8 (pelo menos no que se refere à parte de hardware) pronto.

É algo óbvio por parte da Microsoft demonstrar que os planos de seguir dando exclusividade à Nokia é prioridade, e seria um absurdo sem tamanho a empresa de Redmond lançar um smartphone próprio para competir contra uma empresa onde eles investiram milhões para ser a sua parceira.

Via Gizmologia