Todo mundo foi correndo para seus computadores para divulgar que a Microsoft tinha mudado o nome oficial da interface Metro para “Windows 8”. Pois é, a história não é bem essa.

Hoje (10/08), o site The Verge encontrou referências em diversas listas dos próximos eventos da Microsoft, onde a empresa de Redmond se referem à interface gráfica como “Metro/Windows /Fancy New UI como “Modern UI”, ou simplesmente “Modern” (“Moderna”).

Eu sei, você está confuso, e eu também. A Microsoft, na tentativa de não se envolver com possíveis problemas judiciais pelo direito de uso do nome, começa a fazer escolhas, no mínimo, confusas (para não dizer infelizes). Se ontem eu acreditava que o nome “Windows 8” para a antiga interface Metro era pior, hoje, acho o “Windows 8” uma beleza, pois Modern não é algo que sequer está alinhada com a proposta que a própria Microsoft afirma ter com a mudança do nome da interface.

Mas, para deixar as coisas bem claras aqui: o novo nome ainda não é oficial. A referência “Modern UI Style” apenas aparece nas listas de eventos da empresa, e a troca oficial do nome Metro ainda não foi anunciada de forma oficial. Logo, talvez o “Modern” seja mesmo o novo nome. Espero que não, pois não acho melhor que “Windows 8”.