mobile-fusion

A missão não é nova. Já temos aplicativos que tomam modelos 3D a partir da câmera de um smartphone. O Google e o Project Tango tem algo mais exigente, com câmeras que captam até a profundidade do objeto. E agora a Microsoft e seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento entram no jogo, criando aplicativos que registram tais modelos com o telefone inteligente e uma câmera normal. Seu nome? MobileFusion.

O objetivo final do projeto é apresentar os parâmetros necessários para uma impressora 3D, para que se possa criar uma cópia decente. Obviamente, podemos ter outros usos interessantes. Na demonstração, os testes do MobileFusion se realizam com um telefone com uma boa câmera (o iPhone 5S), e dá a entender que podemos realizar o processo com quase qualquer smartphone atual, e de forma tão simples como o o vídeo mostra.

mobilefusion-microsoft

Na verdade, os modelos não são vistos de forma perfeita, mas levando em conta os meios, acredito que tem resultados melhores que outros aplicativos já vistos. A qualidade é boa o suficiente para ser utilizado em aplicativos do smartphone e em jogos baseados em realidade aumentada.

O MobileFusion deve funcionar no iOS, Android e Windows Phone, mas não deve ser lançado de forma pública tão cedo, apesar de ser esta a finalidade, mais cedo ou mais tarde.

 

Via Microsoft Research