Durante a Build 2011 Conference, realizada ontem (13/09), a Microsoft apresentou a versão para desenvolvedores do Windows 8. Segundo Steven Sinofsky, presidente das divisões Windows e Windows live, a empresa conseguiu “reinventar o Windows”, dotando de “uma nova variedade de possibilidades”.

Sua aparência possui algumas similaridades com a interface Metro, e recebe alguns elementos do Windows Phone 7. O internet Explorer 10 está presente ao novo sistema, além de aplicativos que permitem a comunicação entre o Windows 8 e o Windows Phone 7, para sincronizar o conteúdo entre diferentes dispositivos, por exemplo.

O Windows Store para desenvolvedores vai permitir o envio virtual de seus aplicativos de qualquer lugar do planeta onde o sistema operacional da Microsoft é comercializado. O sistema é compatível com os chipsets baseados em ARM e x86, o que o torna compatível com vários tipos de dispositivos, indo de um tablet de 10 polegadas até um desktop de 27 polegadas.

A Microsoft garante que o sistema será retro-compatível com todos os dispositivos e programas para Windows 7, e os desenvolvedores poderão fazer o download do sistema ao longo dessa semana.

A empresa também mostrou em mais detalhes o que eles estão pensando em termos de tablets. Apesar de ter uma interface bem diferente do Windows 7, o usuário poderá personalizar a interface como quiser, escolhendo a aparência antiga ou nova.

Levando em conta a importância do toque nessa nova versão, é possível acessar dois tipos de teclados, além de poder escrever à mão, através de um sistema de reconhecimento de grafia. Sua interface é pensada nos tablets, com sua navegação orientada da esquerda para a direita (diferente da orientação vertical do Windows Phone 7).

via Engadget