Agora, é oficial. A Microsoft resolveu oficialmente entrar no mercado de telefonia (como fabricante), com o projeto Pink, que é um fruto da aquisição da Danger em 2008. Os dois primeiros aparelhos se chamam Kin One e Kin Two, serão fabricados pela Sharp, e ainda que sua base de sistema operacional seja a do Windows Phone 7, eles oferecerão uma experiência de uso completamente diferente, com uma interface única, integração com as redes sociais, um navegador personalizado (especula-se que será parecido com o do Zune) e nenhum tipo de compatibilidade para aplicativos de terceiros. Ou seja, serão featurephones. Os dois terão telas capacitivas, com controle multitouch, e nenhum deles oferecerá suporte para Flash ou Silverlight.

Começando pelo Kin One, que é um aparelho de chassi deslizável, com tela QVGA, 4 GB de memória interna, câmera de 5 MP (com LED) e um teclado QWERTY real para facilitar a digitação de mensagens. O Kin Two, por sua vez, é o nome do aparelho que era antes conhecido como Pure, e sua diferenças são na tela, que é WVGA, câmera de 8 MP e 8 GB de armazenamento. Tal como o One, ele terá WiFi, Bluetooth e 3G. A Microsoft aposta em serviços cloud computing como solução para armazenamento de fotos e vídeos.


Kin One

Ainda que seu navegador de internet não suporte Silverlight, o formato da Microsoft para multimídia foi integrado na interface principal do produto, para oferecer um resultado gráfico diferenciado. Spot e Loop serão as suas funções principais: o Loop faz as vezes de tela inicial, agregando conteúdos de redes sociais, baseando-se em sua prioridade e relevância, de modo que as pessoas menos interessantes da sua lista de contatos ficarão fora da tela. Já o Spot é uma espécie de porta-voz do usuário, onde você pode enviar qualquer coisa que você quiser (fotos, vídeos, atualização de status) para compartilhar com os seus contatos nas redes sociais.


Kin One

Tanto o One quanto o Two vão oferecer uma experiência de uso similar ao Zune, no que se refere a acessar os seus arquivos multimídia e usar estes arquivos no aparelho, ainda que não sejam compatíveis com os jogos desenvolvidos para o player da Microsoft. Os usuários de um Mac vão contar com um sistema para transferir músicas sem DRM. A atualização do firmware será feita independente do sistema operacional que você usa, uma vez que será enviada dretamente para os aparelhos.


Kin Two

A Verizon vai ser a companhia encarregada de comercializar os aparelhos nos Estados Unidos a partir de maio. Na Europa, ele deve chegar no outono (de lá), pela Vodafone. Já na América do Sul, nem se falou no assunto.


Kin Two

Mais