O Windows Phone 8 é um recém chegado ao mundo mobile, e muita gente gosta de sua interface simples, minimalista e funcional. Talvez esse seja o principal trunfo do novo sistema operacional móvel da Microsoft, e a empresa sabe disso. Tanto, que quer fazer com que um número cada vez maior de pessoas fiquem encantadas com essa nova forma de ver e usar os smartphones.

Para isso, eles publicaram em seu blog oficial uma explicação das origens dessa interface, e como eles chegaram ao resultado que vemos em nosso dispositivo. Dois posts no blog oficial revelam esses segredos até então considerados ocultos para a maioria de nós. E a parte mais legal disso é que a Microsoft consegue, de forma quase que inacreditável, se livrar de todo o marketing que um post favorável ao sistema operacional móvel poderia ter.

Nas postagens, você descobre que a empresa de Redmond dedicou muitas horas de estudo de mercado e análise para valorizar todos os aspectos possíveis sobre uma interface de usuário, de forma que a experiência de usuário fosse a melhor possível. No meu entendimento, o objetivo foi alcançado, pois desde a versão 7.5 do Windows Phone, ele é um dos melhores sistemas operacionais móveis no quesito usabilidade. Qualquer pessoa pode usar com explicações bem simples.

Eles também explicam tudo o que há por detrás  da tela de bloqueio, e por que as notificações podem ser configuráveis do modo que são agora, ou por que os controles de música foram reformulados. Para ler os posts do The Windows Phone Blog, clique aqui e aqui.