É evidente que a Microsoft deseja tornar possível para aqueles que ainda possuem o Windows XP em seus computadores a possibilidade de mudar para um sistema operacional mais moderno. E, ainda que desde já antecipamos que a atualização do Windows 7 para o Windows 8 será muito simples, o site ZDNet publica que a Microsoft vai oferecer ferramentas para migrar do Windows Vista SP1 (se é que alguém ainda usa o Windows Vista nesse mundo…) para o Windows 8 para quase todas as opções e documentos do usuário, e a partir do Windows XP SP3, seria possível migrar ao menos os arquivos pessoais.

Não sabemos se as empresas, que são o maior grupo de usuários com computadores com Windows XP, finalmente decidirão atualizar se a Microsoft oferecer tais facilidades, mas está claro que as tentativas podem falhar se regras complicadas forem impostas, como o fato de não poder mudar a partir de uma versão inferior do sistema operacional.

Por exemplo, se você tem o Windows 7 Professional, só poderá atualizar para o Windows 8 Pro, e não para uma versão inferior. Outro detalhe é que supostamente a mudança de uma versão 32 bits para 64 bits também não será possível, mas de qualquer forma, se espera que a Microsoft use outras técnicas para ajudar os seus usuários na migração para o novo software, e fazer com que se esqueçam de uma vez por todas de um sistema operacional que sobrevive há mais de uma década.

Via ZDNet