No dia de ontem (19), diversos sites especializados divulgaram a notícia que o recém lançado Windows Phone 8, a nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft, estava sendo alvo de reclamação dos usuários de smartphones Microsoft e HTC por um comportamento anormal de reboots aleatórios. Para alguns, pode parecer um problema pequeno, mas pense naquele momento em que você está escrevendo aquele e-mail importante, e o seu smartphone reinicializa. Do nada.

Inicialmente, a Microsoft não se pronunciou sobre o assunto, mas hoje (20), foi divulgada a confirmação que a empresa de Redmond está preocupada com o feedback passado pelos usuários, e que já está buscando a causa do problema, trabalhando assim em uma possível solução.

O site CNET informa que a Microsoft não disse nada além de “nós estamos investigando as causas desses incidentes”. O problema não está limitado às reinicializações espontâneas: os usuários também estão reclamando de problemas na sincronização de e-mails, e outras pequenas imperfeições em algumas funções. Obviamente, esses problemas no Windows Phone 8 não são boas notícias para a Microsoft, e é a maior dor de cabeça que a empresa precisa lidar desde o lançamento do sistema. Porém, esse incidente faz com que essa versão do Windows Phone entre na longa lista de sistemas operacionais móveis que “tiveram problemas sérios logo após o seu lançamento”.

Uma das preocupações da Microsoft é causar uma boa primeira impressão com o Windows Phone 8, e esses problemas de reinicialização aleatória acabam sendo um problema para alcançar esse objetivo. Assim como em quase tudo nesse mundo, “a primeira impressão é a que fica”, e a Microsoft sabe que precisa ir muito bem nessa primeira impressão, até mesmo para que a popularidade do sistema cresça, roubando assim um pouco do público que está hoje com o iOS e o Android.

Existem algumas suspeitas sobre o que estaria causando esse problema. Alguns usuários afirmam em fóruns da internet que o preview do Skype para Windows Phone 8 seria o aplicativo que estaria causando os reboots aleatórios, mas por enquanto, essa informação não se confirma como oficial. Mesmo porque desinstalar o Skype não vai resolver de forma permanente o problema. Logo, o leque de motivos para o problema se amplia, e é necessária uma investigação mais ampla para encontrar uma solução.