Windows-10-mobile

O site oficial da Microsoft informa sobre novos requisitos mínimos para o Windows 10 Mobile. Agora, para receber o sistema operacional móvel, o dispositivo deve contar com pelo menos uma tela de 3.5 polegadas (800 x 480 pixels), 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento.

A Microsoft chegou a afirmar no passado que os requisitos mínimos do Windows 10 Mobile consistiam em 512 MB de RAM, resolução de tela de 800 x 480 pixels e 4 GB de armazenamento. Valores bem acessíveis, acompanhados da promessa de levar o software para todos os dispositivos com Windows Phone 8.1 que tiverem esse mesmo hardware.

A realidade foi bem diferente, infelizmente. A Microsoft não cumpriu o que prometeu, e modelos relativamente novos ficaram sem uma atualização oficial e definitiva, mesmo cumprindo de sobra os tais requisitos técnicos. Com tal movimento, a gigante de Redmond perdeu uma chance de ouro para crescer, mostrando ao mundo um compromisso de suporte pleno aos seus dispositivos, o que contaria muito a favor do Windows 10 Mobile.

Essa nova base mínima de especificações continua beneficiando os dispositivos mais básicos e econômicos, mas mudam por conta da resolução que possuem nos modelos mais elevados. Para os modelos com 1080p, o hardware deve incluir 2 GB de RAM, e para resoluções QHD (2K), o valor sobre para 3 GB de RAM.

Obviamente, para um dispositivo com as especificações mínimas só terá acesso às características essenciais do Windows 10 Mobile, perdendo o grande atrativo do sistema: o Continnum. Por fim, a Microsoft poderia ter feito um trabalho muito melhor, cumprindo o que prometeu. Agora, resta saber se essa nova estratégia vai melhorar sua posição no mercado de smartphones.

Via Microsoft