Snapdragon 835

A Microsoft e a Qualcomm anunciaram o lançamento oficial do Windows 10 com ARM, durante a conferência Tech Summit. Também foram apresentados os dois primeiros modelos vindos da HP e ASUS e as principais características dessa plataforma.

São PCs com conceito de serem “sempre conectados”, mostrando sua capacidade de conexão via modem LTE, o que deve aumentar a produtividade e melhorar a segurança (já que não depende de WiFi públicas).

Outro ponto de destaque é oferecer autonomias de uso acima das 20 horas, muito a frente das demais plataformas.

A plataforma vai utilizar exclusivamente o processador Qualcomm Snapdragon 835. Essa parceria põe fim de uma vez por todas na aliança Wintel. Mas falamos disso em outra oportunidade.

 

8xx windows 1024x576 - Microsoft e Qualcomm apresentam os primeiros portáteis com Snapdragon 835 e "sempre conectados"

 

A plataforma oferece suporte completo aos chips ARM com emulação de aplicativos x86, podendo assim executar aplicativos Win32, incluindo softwares nas versões completas, além dos próprios apps universais do Windows 10.

Não sabemos o desempenho dessa emulação com um chipset desenvolvido para smartphones, mas os primeiros benchmarks são otimistas. Porém, vamos esperar pelos testes finais com um editor de Photoshop, por exemplo.

Os primeiros dispositivos com essa nova filosofia devem chegar ao mercado em 2018. A CES 2018 em janeiro será invadida com esses produtos. Mas para começar, temos dois modelos da HP e da ASUS.

 

 

HP Envy x2

 

WindowssobreARM 2 - Microsoft e Qualcomm apresentam os primeiros portáteis com Snapdragon 835 e "sempre conectados"

 

É um 2 em 1 ultrafino e leve, com uma tela multitouch de 12.3 polegadas (Full HD), suporte para lápis ótico e proteção Gorilla Glass.

No seu interior, encontramos o processador Snapdragon 835, até 8 GB de RAM LPDDR4 e SSD de até 256 GB de armazenamento. Além disso, conta com suporte para banda larga móvel LTE-Advanced, com autonomia de bateria prometida de 20 horas de uso ou 700 horas em standby, no modo “sempre conectado”.

 

WindowssobreARM 6 - Microsoft e Qualcomm apresentam os primeiros portáteis com Snapdragon 835 e "sempre conectados"

 

Esse primeiro modelo da HP não vai custar barato: 1.164 euros. É pensado nos profissionais criativos, e contará com o Windows 10 S como sistema operacional.

 

 

Asus NovaGo

 

WindowssobreARM 7 - Microsoft e Qualcomm apresentam os primeiros portáteis com Snapdragon 835 e "sempre conectados"

 

O segundo modelo é um conversível fino e leve com tela multitouch de 13.3 polegadas, com sistema de dobradiças de 360 graus para favorecer vários modos de uso.

Também recebe o processador Snapdragon 835, 8 GB de RAM LPDDR4 e armazenamento em flash UFS 2.0 de 256 GB de armazenamento, além do modem Snapdragon X16, WiFi ac e USB Type-C.

O modelo contará com 22 horas de autonomia de uso e até 30 dias de espera, com Windows 10 S pré-instalado. Seu preço não foi revelado.

 

WindowssobreARM 3 - Microsoft e Qualcomm apresentam os primeiros portáteis com Snapdragon 835 e "sempre conectados"