black_friday_us_console_sales

A Black Friday 2013 acabou, e agora, é hora de começar a contabilizar os lucros (ou prejuízos) de ambos os lados. Começando pelo mercado de games, a Microsoft dominou as vendas no período promocional de vendas com o Xbox One, o que não chega a ser surpresa, se pensarmos no fato que eles lançaram o Xbox One apenas uma semana antes da Black Friday.

O estudo das vendas promocionais de consoles foi feito pela empresa InfoScout, que mostra que durante o período, o Xbox One também foi dominante em relação ao PlayStation 4, concentrando um total de 31% das vendas dos consoles nas duas mais populares lojas de varejo nos Estados Unidos, a Walmart e a Target.

O que é mais assustador para a Sony é que o Xbox 360 ficou em segundo lugar, com 30% das vendas no período de Black Friday, enquanto que o o PS3 e o PS4, combinados, só conseguiram 30% das vendas. Ou seja, uma geração anterior da Microsoft foi o suficiente para vender mais que as duas últimas gerações de videogames da Sony.

Porém, precisamos ter em mente que este não é um indicativo de cenário atual da guerra de consoles. O console da Sony chegou antes no mercado norte-americano, e já foi adquirido por muitos daqueles que não queriam passar pelo perrengue de enfrentar as filas (físicas e virtuais) da Black Friday. Além disso, o Xbox 360 é bem mais barato do que os dois consoles de nova geração, além de receberem um desconto maior no período promocional.

De qualquer forma, é mais uma batalha vencida pela Microsoft. Como o período de vendas para o Natal mal está começando, é importante ficarmos de olho para saber quem vai vencer a primeira grande batalha dos consoles. Entendo que o vencedor só será divulgado em janeiro de 2014 (talvez).

Por fim, eu tenho uma dúvida: e no Brasil? Será que o PlayStation 4 a R$ 3.999 conseguiu vendas expressivas? Confesso que eu tenho essa curiosidade…

Via WPCentral