internet

Em muitos países temos áreas desprovidas de conexão decente com a internet ou até mesmo sem conexões. Nos Estados Unidos, essa brecha branca se tornou um tema muito discutível.

Lá, a Microsoft dedicou assumir as rédeas do tema, e quer aproveitar o sinal de TV sem conteúdo para oferecer conectividade à internet. Este pode ser um importante passo para levar conectividade à áreas totalmente desconectadas.

A empresa vai começar alguns testes em algumas áreas rurais do Arizona e do Kansas, onde milhões de pessoas não contam com acesso à internet. E isso, em um país do primeiro mundo.

Esse tipo de conexão é conhecida como Rede de Área Regional sem fio. As redes de televisão que não são utilizadas podem ser ocupadas com uma espécie de conexão WiFi, abarcando distâncias muito grandes, que podem atravessar qualquer tipo de obstáculo presente no caminho.

A tecnologia WRAN ainda está pouco desenvolvida, e os custos do seu hardware são elevados, onde cada usuário deverá gastar em torno de US$ 1.000 paa obter tal tecnologia. Porém, é um investimento atraente para obter conectividade à internet de forma imediata.

Além disso, as operadoras devem oferecer sistemas de financiamento ou sublicenciamento para reduzir os custos.

Esperamos que o desenvolvimento dessa iniciativa se popularize, e que a internet nas áreas rurais se faça presente, e com boa qualidade.