650_1000_microsoft-autocharge

Um grupo de pesquisadores da Microsoft Research desenvolveram um novo sistema de recarga sem fio para dispositivos móveis, o AutoCharge. Este carregador detecta o smartphone a ser carregado, e recarrega sua bateria enviando raios de luz, através de uma singular lanterna LED.

O sistema ‘busca’ dispositivos com técnicas similares para aquelas utilizadas pelo Kinect para reconhecer os usuários dos consoles Xbox 360 ou Xbox One, e quando se encontra um dispositivo que corresponde às características físicas de um smartphone, ele inicia a recarga, que por sua vez é controlada através do Bluetooth ou de um LED no smartphone, permitindo que essa recarga seja interrompida quando a bateria estiver cheia.

650_1000_autocharge_prototype2

De acordo com os pesquisadores, os sistemas de recarga sem fio tradicional oferecem vários problemas, como a radiação eletromagnética muito mais alta que as comunicações sem fio. Esse problema se une às frequências utilizadas, muito mais baixas que as da luz, provocando desperdício de energia se o receptor não é suficientemente grande.

Os desenvolvedores da Microsoft aplicaram um sistema similar ao da recarga solar, que é muito mais maduro, podendo aplicar raios de luz de forma direta e mais segura para o usuário. Apesar do AutoCharge ainda ser um protótipo, os responsáveis do Microsoft Research garantem que os dispositivos podem ser detectados em segundos, e podem recarregar de forma sem fio tão rapidamente como se fosse em um carregador convencional de cabo.

Agora só resta que os smartphones integrem o painel fotovoltaico que tornaria esse processo algo padrão nos dispositivos. Talvez para o futuro isso se torne viável, através de carcaças opcionais com esses painéis integrados.

Via WinBetaMicrosoft Research (PDF)