O console do Windows oferece opções interessantes para os mais habilidosos, principalmente na sua versão avançada, a PowerShell.

Falamos do prompt de comando (CMD), aplicativo utilizado em sistemas baseados em NT (Windows XP, 7 ou 10) para executar comandos MS-DOS (.exe de 16 bits) e outros como scripts com formato .bat e .sys.

O recurso permite a execução de uma série de tarefas, onde o CMD atua como interpretador das linhas de comandos. O aplicativo funciona em modo texto, e é altamente recomendável para usuários intermediários ou avançados, já que oferece maior rapidez e flexibilidade, além de acessar informações que não estão disponíveis de outra forma no sistema operacional.

O console do Windows não mudou muito ao longo de sua história, mas ao menos vai receber o Bash para executar binários do Linux no Windows 10 a partir da linha de comando.

Outra mudança que será implementada na versão final do Fall Creators Update é a atualização da paleta de cores desse console, depois de 20 anos. É uma pequena mudança solicitada pelos desenvolvedores, que deve melhorar a legibilidade nas telas mais modernas.

 

Via The Verge