600surface 03 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro

Senhoras e senhores, a Microsoft acaba de iniciar uma nova fase, ao anunciar hoje (18/06) em Los Angeles o seu primeiro tablet oficial com Windows 8, o Surface.

O novo dispositivo, batizado curiosamente com o mesmo nome que a famosa mesa multitouch da Microsoft, utiliza como estrutura e cobertura um fino, porém, resistente chassi de magnésio, denominado VaporMg. Com esse material, é possível ter uma espessura máxima de até 9,3 mm e um peso de 576 gramas, apesar que o material que integra a sua parte traseira possui apenas 0.7 mm.

surface 01 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro

A Microsoft, curiosamente, não quis deixar nenhuma porta fechada: o novo tablet Surface utilizará processadores ARM e x86. Na demonstração, Steve Ballmer utilizou um modelo com processador Intel Core i5 Ivy Bridge, mas também terá pelo menos uma versão ARM, que roda Windows RT, com a assinatura da NVIDIA. A versão Intel, que recebe o nome Pro, será um pouco mais espessa e pesada, com 13,5 mm de espessura e 903 gramas.

Além da variedade de processadores, a fina estrutura do Surface integra uma tela Full HD ClearType de 10,6 polegadas, com proteção Gorilla Glass 2, especialmente desenvolvida para o seu uso no Windows 8, e duas antenas WiFi MIMO 2×2, assim como uma porta USB 2.0/3.0 (ARM ou Intel, respectivamente) e uma HDMI. O armazenamento estará disponível em versões de 32, 64 ou 128 GB de memória interna (32 e 64 em ARM, 64 e 128 com Intel) e um leitor microSD.

surface 02 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro

Também merece destaque o anúncio dos primeiros acessórios oficiais: um case protetor que esconde o seu próprio teclado com touchpad, e uma stylus “Palm Block” para a versão Pro.

Preços? Por enquanto, não temos muitos detalhes sobre isso, salvo que a Microsoft promete que a versão ARM será “competitiva”, se comparada com outros dispositivos do seu tipo, enquanto que a versão Pro, que será lançada três meses mais tarde, vai competir com os ultrabooks.

As datas de lançamento também não foram confirmadas, mas devem se alinhar com o mesmo período de lançamento do Windows 8.

surface 03 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro

surface 04 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro

Via Microsoft

 Microsoft apresenta os seus próprios tablets: Surface for Windows RT e Surface for Windows 8 Pro