viralsearch

Uma das perguntas sem resposta do universo conectado é “como produzir um viral na internet?”. Muito bem, a Microsoft está disposta a responder essa pergunta com uma nova ferramenta de buscas, o ViralSearch, que foi apresentado em forma de projeto hoje (05).

O objetivo do ViralSearch e buscar nos confins do Twitter quais são os termos mais populares no Twitter, e a partir daí, sugerir sobre o que aquele profissional de marketing ou blogueiro mais criativo deve produzir o seu próprio viral na web. A nova ferramenta da Microsoft vai buscar entre as mensagens do microblog as notícias, músicas, fotos e vídeos, fará uma classificação de viralidade para os termos mais comentados, e vai indicar ao usuário o potencial de uma produção focada naquele tema se tornar um viral ou não.

O conceito parece ser bem interessante, mas também pode ser uma arma em mentes com objetivos mais escusos. Em um tempo onde discutimos a qualidade e a veracidade do conteúdo publicado na internet, contar com uma ferramenta que permite que qualquer pessoa, a qualquer momento, se torne o novo hit da internet pode tornar o viral em si algo artificial, quando poderia ser espontâneo.

Por outro lado, agências de marketing podem contar com um poderoso aliado para divulgar produtos e serviços de forma criativa. Com uma base de dados tão poderosa quanto as opiniões e publicações dos usuários do Twitter, a margem de erro sobre o tema de uma campanha viral deve reduzir drasticamente.

Infelizmente, o ViralSearch ainda está em fase de testes privados. Tudo o que temos é o vídeo demonstrativo do conceito.

 

Via VentureBeat