piston

A Xi3 definiu data e preço definitivo para o seu PC modular Piston, que era descrito pelos seus criadores como a primeira Steam Machine do Mercado. O produto será lançado nos Estados Unidos no dia 29 de novembro, com um preço sugerido de US$ 1.000.

Seu preço elevado se justifica basicamente pelo volume reduzido do produto, que pode ser escondido em qualquer canto da sala. Mas não é só isso: o produto possui especificações técnicas bem completas, como uma CPU AMD Trinity de 3.2 GHz, com gráficos Radeon 7000 refrigerados por um enorme dissipador, 8 GB de RAM DDR3 e uma SSD de 128 GB (é possível instalar uma segunda unidade SSD, se você assim desejar – até 512 GB).

A Xi3 afirma que estamos diante de um autêntico console de videogames, mas tal afirmação só poderá ser comprovada na prática. Outro ponto não esclarecido no seu anúncio é se o gamepad que aparece na foto acima acompanha ou não o produto.

Como você bem se lembra (ou não), a Xi3 trabalhou com a Valve para o lançamento desse produto, que antes era conhecido como Steambox. De fato, o fabricante indica que, por causa dessa segunda SSD opcional (que não aparecia em sua ficha técnica), “os usuários poderão carregar em segundos um segundo sistema operacional, incluindo o novo SteamOS”. A Valve já anunciou que o SteamOS só estará disponível antes do seu lançamento para um pequeno número de usuários, de modo que não devemos estranhar se o Xi3 aparecer por aí antes da data de seu lançamento.

Por enquanto, as reservas só podem ser feitas a partir dos Estados Unidos, e não há previsão para a sua chegada em outros mercados. Por enquanto.

 

Via Xi3