650_1000_xiaomi

Segundo dados da Kantar Worldpanel, a Mi (antiga Xiaomi) já é a segunda maior fabricante em vendas na China, ficando atrás apenas da Samsung, e com uma curta distância. Sim… a Mi superou a Apple na China.

O relatório informa que a Samsung conta com 23% das vendas no país asiático entre os meses de janeiro e maio de 2014, enquanto que a Mi alcançou os 21% das vendas. A Apple, mesmo com a parceria com a China Mobile, só conta com 16% das vendas. Atrás das três primeiras colocadas estão a Huawei (10%), Lenovo (6%), e Coolpad (6%). Mais distantes, temos a Oppo (3%), ZTE (2%) e HTC (1%).

650_1000_xiaomi-cota

Os analistas da Kantar indicam também que o sucesso da Xiaomi se explica pelo fato da maioria dos seus novos usuários deixarem os feature phones para comprar um smartphone da marca. Os usuários de smartphones tradicionais também acabaram se convencendo (em partes) pela qualidade dos seus produtos, apesar das recentes críticas pelas cópias indiscriminadas de características de hardware e software da Apple.

De qualquer forma, “toda publicidade é boa” no caso da Mi. Se a empresa realmente copia a Apple de forma tão descarada – em áreas específicas -, a técnica parece ter funcionado. No final das contas, todo mundo copia todo mundo, e a Mi parece ter feito a cópia de forma exemplar, e os resultados saltam os olhos no seu país natal.

Vejamos o que os advogados da Apple se portarão a respeito disso.

Via The Next Web, Kantar Worldpanel