Oficina-en-casa

O home office tem suas vantagens: economia de despesas com transporte e alimentação fora de casa, economia de espaço físico (não ter que alugar um escritório), a comodidade de trabalhar em casa e a flexibilidade de tempo. Mas nem tudo são flores. É preciso levar em conta que, se não temos o espaço adequado para trabalhar, nossa produtividade é comprometida.

Alguns elementos devem estar presentes em qualquer home office, como acessórios e gadgets, mas também é importante escolher os móveis e um espaço com iluminação boa o suficiente para o trabalho. Além de aspectos de decoração que seguem o estilo da pessoa e o trabalho que será realizado.

Nesse post, destaco alguns itens que considero fundamentais, por conta da experiência de mais de cinco anos trabalhando em modo home office.

 

Desktop ou notebook como equipamento principal?

Depende muito do seu estilo de trabalho. No meu caso, como eu me desloco bastante, necessito sempre de um portátil (uso um ultrabook quando trabalho fora de casa). Também uso um notebook como equipamento principal, pois considero mais adequado para minha atividade. Mas há quem prefira a comodidade de ter uma estação de trabalho mais completa, ou precisa de um equipamento com desempenho mais robusto para tarefas mas exigentes. Para esses, o desktop é mais recomendado. No final das contas, a escolha é sua.

 

Duas ou três telas. Sempre

Procure expandir as suas possibilidades de uso. Levando em conta que você é um ser multitarefa, ter uma tela (ou duas) a mais para trabalhar é fundamental, pois você pode colocar – por exemplo – o feed das redes sociais ou um vídeo de um evento na tela secundária, enquanto que a principal exibe o seu material de trabalho. Ter mais de uma tela na sua bancada de trabalho é algo praticamente obrigatório para quem quer ser produtivo.

 

Proteja os seus equipamentos

Um filtro de linha, estabilizador e – se possível – um no-break sempre são imprescindíveis em um escritório. Todos os seus dispositivos estarão conectados ali, e sempre há o risco de você sofrer com uma descarga elétrica ou variação brusca de energia da rede da região (e falo isso por experiência própria).

 

Impressora multifuncional

Apesar de achar contraditório ter que utilizar o papel em uma era digital, de tempos em tempos nos deparamos com situações que nos obriguem a elaborar documentos que precisam ser impressos. Mesmo que depois você precisa digitalizar esses documentos para enviá-los para seus responsáveis. Logo, uma impressora multifuncional não pode faltar.

 

Fones de ouvido

Para mim, ter uma boa música no escritório é algo fundamental. É muito melhor ter fones de ouvido confortáveis e de boa qualidade do que se limitar ao áudio dos alto-falantes de computador. Ainda mais quando você vai trabalhar com outras pessoas presentes na casa.

 

Telefonia

Você pode ter um telefone fixo ou investir em um robusto plano de dados para o seu smartphone, e cobrir essa necessidade. Ou até mesmo utilizar serviços como Skype para se contactar com colegas ou clientes. No meu caso, preciso de todos eles.

 

Conselhos adicionais

– Procure ficar próximo de uma fonte de luz (uma janela é o ideal)
– A mesa e a cadeira de trabalho devem ser confortáveis, pois é lá que você vai passar a maior parte do seu tempo
– Tente estabelecer uma rotina de trabalho, como se você estivesse em um escritório de verdade. Tente estabelecer horários
– Utilize um cômodo com porta, para que você possa dividir a sua vida pessoal e profissional
– Tire pausas para descansar, e tente sair de vez em quando, para não se cansar demais
– Tente manter o seu espaço de trabalho sempre organizado