emergência

 

Em 2009, a Cruz Vermelha lançou uma campanha para facilitar aos serviços de emergência o acesso aos contatos em caso de emergência. O “Avisar Para” recomendava os cidadãos a adicionar as letras Aa na frente do nome do contato prioritário em caso emergencial.

A iniciativa era ótima na época, mas hoje em dia acessar a lista de endereços do smartphone não é algo tão simples. A grande maioria dos usuários protege sua privacidade com senhas e padrões de bloqueio.

Mesmo assim, todos os sistemas operacionais permitem o acesso a contatos de emergência sem a necessidade de desbloquear o dispositivo.

 

No iOS

 

Acesse a partir do aplicativo nativo Saúde o item Dados Médicos, indicado com um asterisco na parte inferior direita da tela.

Role nesse item até encontrar a opção Contatos de Emergência, selecionando Adicionar Contato de Emergência, e o aplicativo vai abrir a nossa agenda de contatos. Aí, selecione o seu contato preferido, escolha o parentesco que você tem com ele, e salve a informação.

Para acessar os contatos de emergência, dentro da tela de bloqueio do smartphone existe a opção SOS, que além de permitir as chamadas de emergência, armazena os nossos dados médicos. Ou seja, além dos contatos pode exibir o grupo sanguíneo, possíveis alergias ou se somos ou não doador de órgãos.

 

 

No Android

 

Acesse Ajustes > Tela de Bloqueio > Segurança > Informação do Proprietário. Aqui, você pode digitar o telefone da pessoa que queremos contactar, e esse número sempre será exibido na tela bloqueada.

Leve em consideração que os comandos anteriores variam de acordo com a interface que o dispositivo possui, de acordo com o fabricante. Felizmente, o Android conta com opção de segurança similar ao iOS no Android Nougat.

Nesse casso, acesse Ajustes > Usuários > Informação de Emergência > Contatos > Adicionar Contato.

 

Segurança em primeiro lugar

 

Hoje vivemos em um mundo onde estamos constantemente expostos, e a privacidade é algo primordial. Mas não devemos deixar de lado a segurança.

É provável que muitos leitores não conheçam esse ajustes, de modo que vale a pena compartilhar esse post com seus amigos e familiares.