teclado-pc-teaser

 

As vendas de PCs seguem em queda livre, e não teremos recuperação de imediato. A análise da Gartner para o terceiro trimestre de 2016 confirma que este foi o oitavo período consecutivo de quedas nas vendas de computadores.

A sequência histórica começou no quarto trimestre de 2014, e a prévia da Gartner mostra o comportamento das vendas, com uma queda global de 5.7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A porcentagem é melhor do que os quase 10% registrados no primeiro trimestre de 2016, e mantém a tendência de 5.2% do segundo trimestre, de modo que estabilizou o movimento de queda. Mesmo assim, é a maior sequência de quedas nas vendas da história da indústria dos PCs.

Foram colocados no mercado 68,9 milhões de unidades, quase 10 milhões a menos que no ano anterior.

 

 

Cenário entre os fabricantes de PCs

 

vendas-fabricantes

 

Sem surpresas. A Lenovo segue como líder global do segmento, mas se vê ameaçada pela HP, que registrou aumento de 2.3% de mercado, enquanto que a Lenovo perdeu 2.4%. Completam o top 5 a Dell (+2.6%), a ASUS (+2.4%) e a Apple (-13.4%).

Vale destacar que os dados da Gartner contemplam desktops, notebooks e ultrabooks, e dispositivos dois em um (Surface, Yoga), mas curiosamente deixa de fora os Chromebooks, já que estes dispositivos chegam a superar os computadores em volume de vendas.

Para a Gartner, dois fatores explicam a queda. Por um lado, os computadores viram uma extinção de sua vida útil, e por outro lado, os mercados emergentes viram uma queda na demanda de computadores, impulsionado pelo fato dos consumidores optarem por smartphones ou phablets na suas necessidades informáticas.

Mesmo assim, os usuários dos mercados mais maduros contam com até três dispositivos eletrônicos pessoais: o smartphone, o tablet (que pode ser um phablet ou um wearable) e um computador, onde este último não é uma prioridade, já que não possui uma clara janela de atualização.

Nos próximos dias, os relatórios completos da Gartner e da IDC serão publicados, e veremos a fundo o comportamento dos computadores em todo o planeta. E não dever ser algo muito diferente do que mostra este preview.

En los próximos días Gartner e IDC estarán publicando sus reportes completos, donde veremos a fondo el comportamiento de los ordenadores en todo el mundo, algo que no parece que vaya ser muy distinto a lo mostrado en esta primera vista previa.

 

Via Gartner