mediatek-pump-express-3

A MediaTek anunciou na Computex 2016 uma nova tecnologia de recarga de baterias de dispositivos móveis, a Pump Express 3.0.

O desafio de oferecer maior autonomia de bateria se faz presente, e isso pode ser melhorado com o uso de bateria com maior capacidade e componentes mais eficientes, ou de forma indireta adotar sistemas de recarga rápida, que reduz o tempo de espera para se utilizar normalmente o smartphone. O Pump Express 3.0 atua no segundo caso, e sua tecnologia é muito promissora, já que (em teoria) seria capaz de recarregar uma bateria do zero até 70% em apenas 20 minutos.

O feito pode ser melhor avaliado quando comparamos rapidamente a solução da MediaTek com outros sistemas de recarga. Para conseguir esse volume com a recarga tradicional, precisamos de 100 minutos de tomada, enquanto que em sistemas como o Quick Charge 3.0 (integrado no HTC 10), alcançaríamos apenas 40% de recarga nos mesmos 20 minutos.

Um dos pontos fracos dos sistemas de recarga rápida é a sua eficiência energética, alto que a MediaTek também teria melhorado e muito com o Pump Express 3.0, que eleva esse aspecto em até 95%. Caso você carregue o celular por apenas cinco minutos, você terá autonomia suficiente de bateria para uma chamada de até quatro horas de duração.

Este avanço é muito interessante dentro do campo da recarga rápida, que virá acompanhado de 20 medidas de segurança para evitar qualquer tipo de problema. Não foram citadas datas exatas, mas comenta-se que a nova tecnologia poderia estar disponível no final de 2016.

Vídeo demonstrativo a seguir.

 

Via WCCFTech