mediatek-helio-x20

A MediaTek apresentou o seu novo processador Helio X20, que conta com 10 núcleos e vai substituir de foma imediata o atual Helio X10 (MT6795), presente em alguns smartphones asiáticos, como é o caso do HTC One M9+.

A empresa quer enviar as unidades de testes para os fabricantes durante o terceiro trimestre de 2015, e os primeiros telefones comerciais com o novo processador só chegarão ao mercado no final do ano ou começo de 2016.

Fabricado com tecnologia de 20 nanômetros, o MediaTek Helio X20 possui uma arquitetura Tri-Cluster, que ordena os núcleos em grupos de dois, a 1.5 GHz Cortex-A72, quatro Cortex A-53 a 2 GHz e outros quatro Cortex A-53 a 1.4 GHz. Ele é basicamente um Helio X10 com dois Cortex A-72 a mais, e com maior velocidade. A MediaTek informa que os 10 núcleos podem trabalhar simultaneamente, mas o software do chip vai se encarregar de enviar as tarefas para os determinados clusters, de acordo com as suas solicitações.

Os aplicativos básicos como e-mail e mensagens ficam em um nível inferior; os jogos casuais e apps multimídia vão para o cluster intermediário, e os jogos e apps mais pesados usam o cluster mais potente. Logo, será difícil ver os 10 núcleos trabalhando ao mesmo tempo.

As novidades do Helio X20 incluem também a compatibilidade com o duplo processador de imagem de 12 bits, melhorias nos gráficos com um consumo menor e compatibilidade com redes LTE Cat 6.

Via Re/Code